sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Paysandu e Icasa fazem primeiro confronto das semifinais da Série C


16/11/2012 08h00 - Atualizado em 16/11/2012 11h27

Paraenses e cearenses voltam a se encontrar em momento decisivo na competição. Clubes passam por instabilidade fora dos gramados

Por Pedro Cruz e Marcos Montenegro Belém e Fortaleza

Para Paysandu e Icasa, começa nesta sexta-feira a briga por uma vaga na final da Série C do Campeonato Brasileiro. Com um peso a menos nas costas após garantir o acesso à Segunda Divisão no último final de semana, paraenses e cearenses voltam a se enfrentar pensando em algo maior na competição: o título nacional. A partida começa às 19h (horário de Brasília), no estádio Arena Verde, em Paragominas-PA.
No último encontro entre as duas equipes, os cearenses acabaram levando a melhor e venceram por 1 a 0 (Foto: Normando Sócrates) 
No último encontro entre as duas equipes, os cearenses acabaram levando a melhor e venceram por 1 a 0 (Foto: Normando Sócrates)
 
As duas equipes contam com um retrospecto curioso para esta partida. O Verdão do Cariri nunca perdeu para o Papão. As equipes se enfrentaram quatro vezes: foram duas vitórias do time cearense e dois empates. Em 2009, um desses confrontos ficou para a história. O Icasa goleou a equipe do Pará por 6 a 2 e conquistou o inédito acesso à Série B, na época.
Outro aspecto assemelha o momento das duas equipes: o extra-campo. As duas equipes vem crescendo na competição na base da raça, mas sem ver a cor do dinheiro. No Paysandu, os jogadores não receberam parte do salário de setembro e nada do de outubro, sem contar a premiação por ter garantido o acesso a Segunda Divisão. Enquanto no Icasa, a diretoria ficou devendo duas bonificações: a da classificação ao mata-mata e a do acesso. Nesse clima, os dois elencos ameaçaram não viajar a Paragominas, mas voltaram atrás e estão no Município Verde, prontos para o jogo de hoje à noite.

Paysandu tem dois desfalques para a partida

Problemas fora de campo à parte, o técnico Lecheva teve certa dificuldade para montar a equipe que entrará em campo nesta sexta-feira. O zagueiro Marcus Vinícius e o volante Vanderson desfalcam o time. O primeiro, por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Macaé, no último sábado. Já o segundo sentiu dores na perna direita e foi vetado pelo Departamento Médico.

Thiago Costa, zagueiro do Paysandu (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal) 
Thiago Costa ganha oportunidade no time titular
(Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)
 
No coletivo realizado na última quarta-feira, o comandante bicolor acabou decidindo pelas entradas de Thiago Costa na zaga e Leandrinho na cabeça-de-área. Completa a escalação o mesmo time que garantiu o acesso diante do Macaé, no dia 9.
Durante a semana, o assunto mais discutido dentro do clube foi a conquista do título da Série C. Para o experiente Vanderson, o principal objetivo do Papão já foi alcançado: a volta a Segundona. Entretanto, para os mais novos, como o lateral-direito Yago Pikachu, ser campeão é um alvo constante.
– Eu pretendo (ser campeão da Série C). O Vanderson já tem vários títulos na carreira (risos). Para nós é muito importante e creio que a gente tem condições de conquistar esse título – afirmou Yago Pikachu.

Técnico do Icasa também teve problemas para montar equipe

A diretoria atrasou pagamentos, os jogadores ameaçaram não viajar, mas o Icasa está em Paragominas para disputar o jogo de ida da semifinal da Série C, contra o Paysandu. O elenco cearense tenta mais uma vez superar os problemas extra-campo para avançar na competição, em busca do título da Terceirona.

Niel (Foto: Agência Diário) 
Niel pode ser a opção de Francisco Diá no time
(Foto: Agência Diário)
 
O grupo recebeu o pagamento da gratificação pela classificação à fase de mata-mata, mas ainda aguarda a premiação pelo acesso à Série B, conquistado nas quartas-de-final, e os salários atrasados. Fora isso, a preocupação do técnico Francisco Diá para enfrentar o Papão é com os desfalques.
O goleiro João Paulo, expulso no último jogo das quartas-de-final, cumprirá suspensão automática, assim como o zagueiro Naylhor, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O meia Luis Mário, por sua vez, está fora por causa de contusão. Mauro vai para o gol, Índio para a zaga e existe a dúvida entre Jefferson Recife no meio ou Niel no ataque. No mais, o time é o mesmo do último jogo, contra a equipe do Duque de Caxias.
header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
Paysandu: João Ricardo; Yago Pikachu, Fábio Sanches, Thiago Costa e Rodrigo Fernandes; Leandrinho, Ricardo Capanema, Alex Gaibú e Thiago Potiguar; Rafael Oliveira e Kiros. Técnico: Lecheva.

Icasa: Mauro; Índio, André Turatto e Gilberto; Tiago Bahia, Da Silva, Elanardo, Éder e Carlinhos; Niel e Canga. Técnico: Francisco Diá.
header quem está fora (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Paysandu: apenas o zagueiro Marcus Vinicius, suspenso, e o volante Vanderson, lesionado, não podem entrar em campo nesta sexta-feira.
Icasa: o técnico Francisco Diá teve dores de cabeça para escalar o time. Ao todo, são três. O goleiro João Paulo cumpre suspensão automática porque foi expulto na última partida do Verdão do Cariri. O zagueiro Naylhor, também está suspenso, só que com três cartões amarelos. Já o meio-campista Luis Mário, um dos principais homens de armação do Icasa, está fora da partida contundido.
header fique de olho 2 (Foto: arte esporte)
Paysandu: mesmo sendo um dos mais novos do time, o lateral-direito Yago Pikachu tem aparecido bastante nos momentos decisivos. Ele marcou, de pênalti, o segundo gol do Paysandu no jogo de ida contra o Macaé, nas quartas de finais, além de marcar o primeiro do time no jogo de volta, que garantiu o acesso bicolor apesar da derrota.
Icasa: o zagueiro André Turatto, além de forte na marcação, já marcou três gols pelo Icasa na Série C. O jogador é muito bom nas jogadas aéreas, devendo levar perigo a defesa bicolor principalmente nos escanteios.
header o que eles disseram (Foto: arte esporte)
Yago Pikachu, lateral direito do Paysandu: "É mais um desafio. Já jogamos duas vezes contra eles esse ano, mas agora já tiramos um peso das costas (acesso a Série B), então a gente vai um pouquinho mais leve, com mais tranquilidade, com o objetivo de fazer um bom papel e quem sabe já conseguir o resultado no primeiro jogo porque sabemos que é muito difícil enfrentar eles lá (em Juazeiro do Norte)".
Paes de Lira, presidente do Icasa: "Estamos aguardando o dinheiro. A dívida com os jogadores existe, mas está sendo quitada. Estamos em busca do título. E para os jogadores, ter no histórico o título de campeão brasileiro é muito importante".
header números e curiosidades (Foto: arte esporte)
Paysandu e Icasa se enfrentaram apenas quatro vezes. Em nenhuma delas o clube paraense conseguiu sair vencedor: foram dois empates e duas vitórias do Icasa. Durante a faze de grupos da Série C 2012, jogando em Belém, a partida terminou 1 a 1. Em Juazeiro do Norte, na última rodada da primeira fase, o Icasa venceu por 1 a 0.
header o que esta em jogo (Foto: arte esporte)
A partida é decisiva para as duas equipes. O Paysandu espera vencer com boa vantagem de gols para ter vida mais fácil na partida de volta, na próxima quinta-feira (22), jogando longe de casa. Já o Icasa pretende segurar o resultado para resolver em casa a classificação para a final da Série C 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Torcida Fúria Icasiana botando terror no Romeirão!