sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Paysandu x Icasa: bicolores tentam reverter desvantagem

Clube paraense ainda não conseguiu vencer o Verdão na história dos confrontos entre os times. Oportunidade será na noite desta sexta-feira

Por Gustavo Pêna Belém

Apesar de todo desgaste ocasionado pelo protesto por pagamento de salários e premiações atrasadas, os jogadores do Paysandu garantem que o objetivo final para 2012 é conseguir o título da Série C do Campeonato Brasileiro. Para isso, precisam passar por dois confrontos contra o Icasa. O primeiro acontece nesta sexta-feira, em Paragominas-PA. E os bicolores vão em busca de eliminar um retrospecto nada agradável: em quatro partidas contra os cearenses, o Papão ainda não conseguiu sair comemorando uma vitória.

Paysandu x Icasa (Foto: Tamara Saré / Agência Estado) 
No jogo em Belém, os times não saíram do 1 a 1 (Foto: Tamara Saré / Agência Estado)
 
O Paysandu foi fundado em 1914, portanto está perto de comemorar 100 anos, enquanto que o Icasa surgiu para o futebol em 1963 (49 anos). Mas o que isso pode significar comparando a história dos clubes no cenário futebolístico nacional? O Papão garantiu dois títulos nacionais (Série B de 1991 e 2001), uma Copa Norte (2002), Campeão dos Campeões (2002), uma participação na Taça Libertadores de 2003, além de conquistar o Campeonato Paraense em 44 oportunidades.
Já o Icasa se destaca pelo Campeonato Cearense de 1992, dividido com Ceará, Fortaleza e Tiradentes. O clube volta à Série B após cair de divisão em 2011. Só que quando se trata de confrontos contra os paraenses, o Verdão do Cariri tem longa vantagem: foram quatro partidas, com duas vitórias cearenses e dois empates. Na Terceirona de 2009, o time de Juazeiro do Norte goleou os bicolores por 6 a 2, dentro de casa, conquistando o acesso.

O Icasa só precisava de empate sem gols para subir, mas goleou o Papão, no Romeirão (Foto: Agência Diário) 
O Icasa não esquecem da goleada de 6 a 2, aplicada em 2009 (Foto: Agência Diário)
 
No histórico de jogos na Série C desta temporada, Paysandu e Icasa se enfrentaram duas vezes. Em casa, o Papão suou para empatar em 1 a 1, enquanto que no Ceará deu Verdão, 1 a 0. Aliás, no empate em Belém, o lateral-direito Yago Pikachu, um dos destaques da campanha paraense na competição nacional, acredita que fez uma das suas piores partidas no ano, e espera compensar o torcedor no embate de logo mais.
- Joguei muito mal naquele jogo. Lembro que meu pai cobrou muito uma atuação melhor quando cheguei em casa. Mas agora vai ser outro jogo e queremos o título. Temos que jogar dobrado. Tiramos o peso das costas com o acesso. Agora vamos jogar mais soltos. Creio que o Icasa não vai jogar retrancado. Vai ser uma partida boa e vamos procurar fazer o resultado aqui , porque dois, três gols vai complicar no confronto de volta contra eles – acredita Pikachu.

O lateral-direito Yago Pikachu foi um dos mais festejados pela torcida que foi ao aeroporto (Foto: Jorge Sauma / Globoesporte.com)Pikachu promete que agora a coisa vai ser diferente (Foto: Jorge Sauma / Globoesporte.com)
 
Paysandu e Icasa se enfrentam a partir das 19h (horário de Brasília) desta sexta-feira, na Arena do Município Verde, pelas semifinais da Série C do Campeonato Brasileiro, valendo vaga para a decisão da competição. O jogo será realizado em Paragominas-PA, município paraense distante cerca de 300 km da capital Belém. O embate terá transmissão em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Torcida Fúria Icasiana botando terror no Romeirão!